Cebes - Centro Brasileiro de Estudos de Saúde

No Brasil

Enviar esta matéria por e-mailEnviar por e-mail Imprimir esta matériaImprimir

Flashmob Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres em Porto Alegre

Publicado em: 18/11/2011 17:26:03


A organização do evento é uma ação conjunta da Campanha Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas, Rede Feminista de Saúde, Coletivo Feminino Plural, o Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre e  tem o apoio das Blogueiras Feministas.
 
O objetivo do flashmob é apresentar uma performance que chame a atenção das pessoas que estiverem circulando pelo Largo Glênio Peres e mostre como a violência contra a mulher afeta toda a sociedade. A idéia, segundo a blogueira Ana Rita Dutra, é trabalhar uma coreografia base com 15 mulheres e convidar outras pessoas para comparecerem ao local agendado e se integrarem à performance. De acordo com Ana Rita, o chamamento para esta atividade vem sendo feita através das redes sociais e a adesão já contabiliza significativo número de pessoas. A coreografia conta com o apoio da performer Carinha Sehn e grupos de mulheres das organizações que participam das atividades da Campanha Ponto Final estão confeccionando máscaras e outros materiais que serão utilizados no Flashmob. "Queremos que cada vez mais pessoas, homens, mulheres, adolescentes se integrem a essa mobilização", conclama Ana Rita.
 
Flashmob é uma aglomeração instantânea de pessoas, em um local público para realizar uma ação previamente organizada. Para o êxito da ação, as organizadoras estão  divulgando que  nesta quinta-feira, 17,  às 17 horas, na Rua São Manoel, 337, Bairro Bom Fim haverá o primeiro encontro para divulgar o roteiro base da apresentação. O próximo ensaio será no dia 22/11, no mesmo horário e local. Se você quiser saber um pouco mais sobre esta ação de enfrentamento à violência contra a mulher acesse este vídeo sobre um flashmob realizado na Malásia  no início deste ano. Mais informações, escreva para: coletivofemininoplural@gmail.com
 
Sobre os 16 Dias de Ativismo e Campanha Ponto Final -  O lema da campanha deste ano será “Da paz no lar, até a paz no mundo: Desafiemos o militarismo e acabemos com a violência das mulheres”. A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação deste tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos. Em todo o mundo, quatro datas-marco representam essa luta no período de realização da Campanha – 25 de novembro (Dia Internacional da Não- Violência contra as Mulheres)  a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), por isto recebeu o nome de 16 Dias de Ativismo. No Brasil, mais uma data foi acrescentada  pela discriminação sofrida pelas mulheres negras: 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra.  As datas marcos são estas:
- 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra
 
- 25 de Novembro -  Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
- 1º de dezembro –  Dia Mundial de Combate à Aids
- 06 de dezembro – Massacre de Montreal (Canadá)
- 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos
 
A Campanha Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas vem sendo desenvolvida no Brasil desde o início do ano de 2010. Tem como meta eliminar a aceitação social de todas as formas de violência contra as mulheres focalizando a ação, principalmente, na mudança de padrões culturais.

Enviar esta matéria por e-mailEnviar esta matéria por e-mail Imprimir esta matériaImprimir esta matéria
  • Busca no site

  • busca avançada

Boletim digital

Assine o boletim digital para receber nosso informativo em seu e-mail:

Boletins anteriores:

mais boletins

O Cebes nas Redes Sociais

  •